Itajaí – Coordenadores, enfermeiros e vacinadores de policlínicas e unidades de saúde da rede municipal se reúnem na próxima terça (23) e quarta-feira (24) no auditório da Prefeitura. A reunião, promovida pela Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, inicia às 8h30 e segue até às 12h com horário alternativo das 14h30 às 18h. O objetivo é apresentar aos participantes as estratégias da operação de vacinação contra a Influenza H1N1 e organizar o esquema de vacinas que inicia no mês de março em Itajaí.
“Nossa intenção é manter o pleno funcionamento dos demais serviços de vacinação da rede após integrar a Influenza A ao calendário. Também pretendemos diminuir a incidência de doenças causadas pelo vírus H1N1”, afirma a Secretária Municipal de Saúde. A reunião será realizada em quatro horários diferentes, sendo abordado o mesmo assunto, a fim de facilitar o rodízio de funcionários na unidade de saúde.
A vacina seguirá uma ordem estabelecida pelo Ministério da Saúde que definiu os grupos a serem vacinados em ordem de prioridade, sendo o primeiro formado por trabalhadores da saúde, envolvidos no atendimento aos casos suspeitos. Na seqüência, será vacinada a população indígena aldeada e identificada pela FUNASA, depois o grupo das gestantes, a população com doenças crônicas de base, crianças saudáveis entre 6 e 23 meses de idade e adultos saudáveis com idade entre 20 e 29 anos.
A Secretária de Saúde, Dalva Maria Rhenius, lembra que a vacina não é a única medida preventiva. “A adesão de medidas simples de etiqueta respiratória é decisiva para a minimização do problema”, acrescenta. Os mediadores do encontro aproveitarão a oportunidade para abordar a introdução da vacina Pneumocócica 10 Valente no calendário vacinal do município.
