quinta-feira, maio 1, 2025

Catarina à Porter promove palestras, desfiles e negócios

Itapema – Lançado na noite desta quinta-feira, 29, em Itapema, o Catarina à Porter é o primeiro evento que reúne a indústria de moda catarinense com objetivo de incentivar as vendas de 112 Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de todo Estado. Organizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), o Catarina à Porter é uma ação do projeto de fortalecimento de polos industriais, que integra o programa Nova Economia@SC.

Indústrias do vestuário, calçados e acessórios participam de palestras, desfiles e têm a oportunidade de mostrar seus produtos no showroom. Na abertura, o diretor de Desenvolvimento Econômico da SDS, Dalton Ribeiro, que na ocasião representou o secretário Paulo Bornhausen, falou sobre a importância de um evento de grande porte para a moda catarinense. “Queremos que o Catarina à Porter entre no calendário anual de grandes feiras nacionais do setor”, diz. O diretor da SDS expôs, ainda, as metas do programa Nova Economia@SC, ao afirmar que serão atendidas 2.400 empresas de 47 polos industriais catarinenses.

Aberto ao público, o Catarina à Porter será realizado até sábado, 1º/12, sempre das 16h às 22h.

De microempreendedores a microempresários – A empresária Giliane Fernandes, da marca Dog Cocker de Canelinha, começou como microempreendedora individual (MEI) em 2010. Após fazer alguns cursos do Sebrae, como o Empretec, ela passou à categoria de microempresária. “Esta é a primeira feira que estamos participando. Acredito que conseguiremos fazer bons negócios aqui”, declarou.

O Catarina à Porter reúne também empresas experientes em outros eventos de moda, como o São Paulo Fashion Week e Rio à Porter, salão de negócios do Fashion Rio. É o caso da Liverpool, empresa criada em 2008. Os publicitários Tiago Durante e Rafael Lange Dias, de Florianópolis, iniciaram as atividades como hobby, investindo R$ 800 para confeccionarem 60 camisetas. “Em uma semana já tínhamos vendido tudo, por meio de redes sociais, e utilizamos o capital para criar mais camisetas”, contou Dias. Há um ano eles começaram a parceria com o Sebrae, onde receberam treinamento e especialização necessários para expandir. “Desde então tivemos um crescimento de 150%”, afirmou.

A designer de bijuterias, Rafaela Andrade, de São José, também participou do Rio à Porter. Proprietária de uma marca com seu nome, ela montou sua primeira coleção aos 18 anos, também como hobby. “Minha história profissional começou na Feira do Empreendedor”, relatou. Em 2009 ele se consolidou como microempreendedora e dois anos depois passou a microempresária. Hoje ela atende cerca de 120 lojas multimarcas com seus produtos e inaugurou recentemente a loja online.

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