Criciúma – A chegada do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), estimula a reflexão sobre vários aspectos das vidas das donas da data. A rotina acelerada e carregada de informações dos mais variados tipos da atualidade por vezes as fazem deixar de lado o cuidado com si próprias, até da saúde. Através de ações pontuais a partir desta quinta-feira (7), o Programa de Atenção Municipal às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/HIV/AIDS de Criciúma (PAMDHA) busca despertar a consciência do público feminino sobre as maneiras de prevenir doenças e manter o corpo sadio.
A programação começa com uma blitz, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), no Criciúma Shopping. A equipe do PAMDHA conversará com as clientes do centro de compras visando orientar as mulheres à prevenção, mostrando as formas de se ficar imune à contaminação. Com o mesmo objetivo, os profissionais da Secretaria do Sistema de Saúde farão ações na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) para proprietárias de lojas e comerciárias na sexta-feira (8) e no sábado (9) na Praça Nereu Ramos.
A campanha especial para o Dia Internacional da Mulher deste ano carrega o slogan “Viva a beleza de saber se respeitar”. O viés determinado pela publicidade reforçado pela abordagem dos profissionais de saúde nas ações, segundo a coordenadora do PAMDHA, Caroline Inácio Spilere, busca acender nas mulheres o “amor à sua saúde”. “Percebemos nas unidades de saúde que elas procuram mais os serviços do que os homens, mas não temos como saber se elas se protegem e se exigem do parceiro o uso do preservativo. Por isso, recomendamos que, para assegurar a própria saúde, a mulher não tenha constrangimento e faça relação sexual somente com proteção”, explica.
Especialmente na movimentação programada para a Praça Nereu Ramos, na manhã de sábado (9), o PAMDHA disponibilizará aproximadamente 100 testes rápido de detecção de AIDS e hepatite para as mulheres interessadas. A coordenadoria de Saúde da Mulher trabalhará em conjunto fortalecendo a conscientização sobre a importância do exame preventivo e da mamografia. “Esta é mais uma das campanhas pontuais que realizamos durante o ano para alertar sobre doenças, entre elas as DST. Temos também como papel de estimular a pessoa que está saudável a cuidar da saúde, não somente os que chegam com algum problema à nossa rede”, ressalta a secretária do Sistema de Saúde, Letícia de Oliveira Rodrigues.
Atualmente Criciúma possui na totalidade 966 pacientes em tratamento da AIDS, além de 331 portadores do HIV. Caroline observa o aumento significativo do número de mulheres nesta estatística com o passar dos anos. “No início a proporção era de três homens infectados para cada mulher com o vírus da AIDS. Hoje é praticamente não há mais diferença e as mulheres precisam de atenção maior porque têm mais facilidade de serem infectadas em uma relação sexual, por conta do canal vaginal e outras características”, alerta a coordenadora do PAMDHA.
João Pedro Alves
Fotos: Lucas Sabino
ai/UNOPress