Jaraguá do Sul – O frio e a chuva não foram empecilho para que usuários, familiares, profissionais e a comunidade em geral participassem da 3ª Caminhada da Saúde Mental, no dia em que se comemora a luta antimanicomial, 18 de maio.
Após a caminhada, os participantes se reuniram no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) para uma roda de conversa com a coordenadora de Saúde Mental de Joinville, Sandra Vitorino, sobre a rede de atenção psicossocial. A coordenadora de Saúde Mental de Jaraguá do Sul, Denise Thum, avalia que o empenho dos participantes foi fundamental para o sucesso da caminhada e que o ponto negativo foi que a chuva diminuiu a visibilidade do evento, já que havia poucas pessoas circulando no Calçadão da Marechal.
Quanto à situação da Saúde Mental em Jaraguá do Sul, Denise revela quais pontos ainda precisam melhorar. “A Saúde Mental ainda precisa de mais serviços de suporte 24 horas, além de mais leitos nos hospitais de Jaraguá. Hoje contamos com apenas quatro leitos no Hospital Jaraguá, voltados a casos de dependência de álcool e outras drogas”, afirma a coordenadora.
ai/UNO