segunda-feira, julho 21, 2025

Balneário Arroio do Silva possui ventos favoráveis instalação de parque eólico

Arroio do Silva – Ao completar seis meses da sua instalação, a torre com mais de 80 metros de altura, com a finalidade de medir a velocidade dos ventos na Praia da Caçamba, zona sul do município, registrou um potencial de 7 metros por segundo, quando o normal é de 6 metros.

Na semana que passou, o gerente de negócios do grupo alemão, Elvis Becker, esteve na prefeitura, em visita ao prefeito em exercício Mário Mota e secretário de Administração e Finanças, Dirnei José Bernardo; quando apresentou os resultados positivos do projeto para instalação de parques eólicos no balneário. Mário Mota ficou animado com as boas notícias trazidas por Becker e acredita que o projeto vai ser a redenção da economia do município, que tem a vocação turística. Com a vinda dos equipamentos, será necessário alargamento da estrada geral que liga a Praia da Caçamba até a BR-101.

Ventos soprando a favor

De acordo com gestor de negócios da empresa alemã Innovent Elvis Becker, os testes realizados também revelam o tipo de turbina a ser utilizada no Parque Eólico, que será construído na Praia da Caçamba. “Os testes nos revelam que os equipamentos serão de 2, 3 a 3 megawatts de potência, ou seja, mais potentes do que os utilizados em Osório/RS, com torres com altura superior a 120 metros”, estima. O próximo passo é instalação do canteiro de obras para abrigar o complexo onde serão instaladas as torres de energia eólica, a realização do Estudo de Impacto Ambiental, EIA/RIMA e audiência pública. Após estes trâmites, Elvis Becker acredita que em 12 meses iniciam as instalações das torres e posteriormente a geração de energia limpa.

Geração de empregos

Segundo o empresário Elvis Becker, que viveu na Europa entre 2006 e 2010 –  onde conheceu o projeto de geração de energia limpa – como o Balneário Arroio do Silva foi receptivo ao projeto, a intenção dos alemães é construir o primeiro parque de energia eólica no município. “Temos que considerar que o Arroio tem uma logística melhor, com acesso pela BR-101 (via acesso sul), que Ilhas, onde serão instaladas torres, não tem. Nossa expectativa é de instalar mais de 120 torres de energia entre a Lagoinha (Arroio do Silva) até a região do Manhoso/Araranguá. Acredito que o projeto vai gerar em torno de 600 postos de trabalho. Serão necessários profissionais, desde auxiliares de construção civil, mestres de obras até engenheiros. Por isso é importante que as pessoas se capacitem com cursos técnicos.

Como funciona

O vento gira uma hélice gigante (cerca de 37 metros) conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse – conhecidos como turbina de vento – são ligados a uma central de transmissão de energia, chamada uma central eólica.A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, claro, do regime de ventos na região em que está instalada. Além da velocidade dos ventos, é importante que sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos como tufões.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...