Amar ou Gostar? Amor ou Química?

Amar ou Gostar? Amor ou Química? Paixão Amar ou Gostar? Amor ou Química? Paixão
@Stock

Amor ou química? Gostar ou amar? Paixão? Essas são perguntas comuns quando sentimos um forte afeto por outra pessoa. Mas qual é a diferença entre esses sentimentos?

Apesar de ser comum considerar qualquer sentimento forte como amor, a ciência oferece respostas mais detalhadas. Amar e gostar não são a mesma coisa, e entender suas distinções pode enriquecer nossos relacionamentos.

É comum acharmos que todo sentimento forte por alguém seja amor e quando um artigo como este tenta explicar a diferença a resposta é: O amor é inexplicável! Mas será que a ciência tem resposta? Sim, ela tem!

O Que é Amar?

Amar está relacionado à personalidade e ao caráter. Frequentemente, usamos expressões como “amo essa novela” ou “amo comer pizza”, mas, na realidade, o amor profundo só ocorre entre pessoas. Com a pizza, por exemplo, não existe química, paixão e muito menos amor. O que sentimos é apenas gostar muito.

Embora muitos acreditem que estes sentimentos sejam a mesma coisa, gostar e amar são coisas totalmente diferentes.

Apesar de ser apenas força de expressão não custa lembrar que não se pode amar uma pizza. Pelo simples fato de que o amor é um sentimento exclusivo entre personalidades ou entes.

Paixão e Química

Paixão e química são formas intensas de gostar. Embora possamos dizer que “amamos” uma pizza, isso é apenas uma força de expressão. O amor verdadeiro é um sentimento exclusivo entre seres com personalidade.

Gostar x Amar

Gostar se refere a coisas externas. Podemos afirmar com certeza: “eu gosto dessa novela” ou “gosto de comer pizza”. A pizza, por sua vez, não pensa nem decide amar em troca. O amor exige reciprocidade e a pizza não pode corresponder ao nosso afeto. Assim, não faz sentido usar “amor” para tudo.

Atualmente percebemos que a palavra “amor” já perdeu sua essência e não faz mais sentindo para muita gente, tornou-se uma coisa banal. Deveríamos usar a palavra amor de forma muito especial e não como uma gíria. Portanto, gostar tem relação com o externo ou com a “coisa” e amar tem a ver com o interior.

Amor na Personalidade

Amamos atributos da personalidade, como bondade, justiça, compaixão, fidelidade, entre outros. Esses são os aspectos que verdadeiramente podemos amar.

Pode-se Amar a Maldade: Sim, é possível. Criminosos podem amar a maldade que encontram em outros.

Os atributos do ser são profundos e levam tempo para serem descobertos e amados. Conhecer e compreender uma pessoa é um processo que precede o amor. Gostar pode ser imediato, um sentimento de “química” que ocorre na hora, mas amor é mais complexo.

Química Pode Virar Amor?

Sim, grandes amores muitas vezes começam com química e depois se transformam em amor. No entanto, nem sempre é assim. Muitos relacionamentos começam com uma forte paixão, mas terminam em decepção porque não havia amor verdadeiro.

Podemos gostar imediatamente – o sentimento imediato na verdade é a “química” – que é aquele sentimento que ocorre na hora. Mas o fato é que costumamos misturar tudo e chamar de amor e até a paixão à primeira vista, mas é química.

Os atributos do Ser são a essência mais íntima e leva tempo para descobrir ou perceber. Portanto, leva tempo para amarmos. Leva tempo para conhecer e compreender uma pessoa e finalmente amá-la.

Amar e Gostar ao Mesmo Tempo

É possível amar sem gostar e vice-versa. Podemos amar os atributos de caráter de alguém, mas não gostar de aspectos superficiais como o sorriso, o beijo ou o jeito de fazer amor. Da mesma forma, podemos gostar dessas coisas sem amar a pessoa por suas qualidades internas.

Sexo, por exemplo, está mais relacionado ao gostar do que ao amar. Podemos gostar do jeito que alguém faz amor sem que isso tenha a ver com amor verdadeiro. Amar envolve as virtudes e o caráter da pessoa.

Às vezes podemos amar os atributos : o jeito que a pessoa se comporta perante a vida, como ela é compassiva, bondosa, fiel, a forma como trata as pessoas e ainda assim não gostar do jeito que ela beija, do rosto, da voz ou como faz faz sexo, etc. Também pode ser totalmente o contrário, a pessoa pode não ter em seu caráter as coisas que nos fazem amar e admirar, mas ela ao mesmo tempo, beija bem, faz amor como gostamos, é alegre, tem um sorriso lindo. Neste caso, você gosta, mas não ama, isto é química.

Por isso que se diz que o amor demora acontecer, pois, quando olhamos para uma pessoa, podemos ver o sorriso, o jeito que ela anda e em 10 minutos você tem toda a informação externa, aí passamos a gostar, gerou empatia de cara, mas o amor verdadeiro não acontece de cara.

É por isso que muitos relacionamentos avassaladores e de muita paixão (química) logo terminam… porque faltou despertar o amor que nos leva a mudar comportamentos, atitudes e lutar pelo que amamos através de conhecer os atributos que fazem a relação valer pena. Aquilo que desperta o amor em nós.

 

A Verdadeira Essência do Amor

Relacionamentos baseados apenas em química ou paixão tendem a ser efêmeros. O amor verdadeiro demora a acontecer, pois exige tempo para conhecer e admirar as virtudes da pessoa. Virtudes geram admiração, que se transforma em amor.

Podemos até dizer que amamos, mas somente será genuíno quando primeiro gastarmos tempo para conhecer o Ser de uma pessoa. Existem pessoas que se viciam no sexo com alguém, mas quando convivem, o dia-a-dia não desperta o amor, pois lhe faltam os atributos que a pessoa pode estar procurando.

Encontre alguém que desperte amor, paixão, química e gostar ao mesmo tempo. Esse é o segredo de uma relação duradoura.

Conclusão

Amar e gostar são sentimentos distintos e maravilhosos. Compreender suas diferenças nos ajuda a valorizar e nutrir nossos relacionamentos de maneira mais profunda e significativa. Amar envolve conhecer e admirar as virtudes de uma pessoa, enquanto gostar pode ser imediato e superficial. Ambos são importantes, mas é o amor que verdadeiramente sustenta e enriquece nossas conexões humanas.

Mas o importante é que a gente encontre alguém que desperte dentro de nós mesmo o amor, a paixão, a química e o gostar tudo ao mesmo tempo. Esta é a relação que dura.

Amar e Gostar ao mesmo tempo é Maravilhoso!

Kellen Reed/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *